A Royal Philips Electronics assinou um acordo com a Kohlberg Kravis Roberts (KKR), a Silver Lake Partners e a AlpInvest Partners NV, mediante o qual este consórcio irá adquirir 80 por cento da posição da Philips no negócio de semicondutores por, aproximadamente, 8,3 biliões de euros.
De acordo com Gerard Kleisterlee, presidente e CEO da Philips, “trata-se de um momento decisivo para a Philips e o seu negócio de semicondutores, que terá todas as oportunidades de se realizar em todo o seu potencial. Como parceiro de negócio, a Philips continuará fortemente comprometida com o sucesso futuro do negócio. Enquanto empresa, estamos a completar a nossa mudança e podemo-nos focar na construção de uma companhia ainda mais forte nas áreas da saúde e entretenimento”.
A transacção deverá estar concluída no último trimestre do ano. Após esse processo, Frans van Houten irá deixar a sua posição no Conselho de Administração da Philips e de CEO do negócio de semicondutores da empresa para assumir a presidência e o cargo de CEO da nova empresa de semicondutores. O nome da companhia ainda não foi anunciado.