Os mais altos responsáveis mundiais da Sharp compareceram na IFA para a apresentação do arranque da produção na moderna fábrica Kameyama II, de onde sairá a primeira gama de televisores LCD Full HD Aquos de 46 e 52 polegadas, produzidos a partir de substractos de LCD de oitava geração.
Estas unidades deverão estar disponíveis no mercado europeu em Outubro.
Segundo Katusuhiko Machida, presidente da Sharp Corporation, “com os novos painéis para televisores de 46 e 52 polegadas, a produção é centrada na resolução Full HD e em grandes tamanhos. Kameyama II dá-nos um ano de avanço face à nossa concorrência e fortalece a nossa posição de liderança no mercado e na produção de televisores LCD. O começo da produção determina o início de uma nova era no mercado internacional de televisores LCD da Sharp”.
A Sharp prevê uma procura mundial de 42 milhões de televisores LCD em 2006, dos quais a empresa espera vender seis milhões durante o presente exercício. Para além disso, o mercado europeu está a crescer a um ritmo especialmente rápido. 42 por cento dos televisores LCD vendidos em 2005 foram na Europa. Para Hans Kleis, presidente da Sharp Europe, o mercado do futuro está na Europa, especialmente no segmento dos grandes tamanhos. “A Europa é um mercado que está a despertar. Tendo em conta a enorme quantidade de televisores CRT que se vão substituir na Europa por unidades LCD nos próximos anos, esperamos um crescimento potencial importante. A procura de 18 milhões de televisores LCD no mercado europeu, segundo as nossas estimativas, é apenas uma pequena parte do volume total.”
Construindo em menos do ano e iniciando a produção dois meses antes do previsto, a fábrica japonesa Kameyama II é a primeira unidade de oitava geração do mundo. Nesta fábrica, a Sharp pode produzir os maiores substractos de cristal, com 2,16 por 2,46 metros, a partir dos quais a empresa corta os painéis para a nova geração de televisores LCD de alta definição e grande formato Aquos.
Numa primeira fase de produção, a Sharp prevê fabricar 15 mil substractos de cristal por mês, passando para as 30 mil unidades em Março de 2007 com o lançamento da segunda linha de produção. No final de 2008, a produção combinada das unidades de Kameyama será de 20 milhões de televisores por ano.
Os primeiros televisores LCD Full HD da Sharp, de 46 e 52 polegadas, oferecem uma resolução de 1080 linhas e uma relação de contraste de 2.000:1. Com um tempo de resposta de seis milésimos de segundo, passando para quatro no Action Mode, os novos modelos apresentam um amplo ângulo de visão de 176 graus.