A Apple apresentou ontem, dia 11 de Março, o novo iPod shuffle, o leitor de música mais pequeno do mundo, que tem agora praticamente metade do tamanho do modelo anterior e é o primeiro leitor de música que fala com o utilizador.
A nova funcionalidade VoiceOver permite que o iPod shuffle consiga dizer os títulos das músicas, dos artistas e das “playlists”. “Imagine o seu leitor de música a falar consigo, a dizer-lhe os títulos das suas músicas e o nome dos artistas e das playlists”, afirma Greg Joswiak, vice presidente de iPod and iPhone Product Marketing da Apple. “O fantástico pequeno e novo iPod shuffle é uma nova e revolucionária aproximação relativamente a como ouve a sua música, na medida em que fala consigo, tornando-o também no primeiro iPod shuffle com ‘playlists’.”
A terceira geração do iPod shuffle é significativamente mais pequena que uma bateria AA, armazena até mil músicas e é mais fácil de utilizar, tendo todos os controlos convenientemente localizados no cordão dos auscultadores. Com o simples premir de um botão, pode-se ler, pausar, ajustar o volume, mudar de “playlists” e ouvir o nome da música e do artista.
O iPod shuffle possui um novo design em alumínio com um clipe em aço inoxidável embutido que o torna altamente usável.
O iPod shuffle é baseado na popular funcionalidade shuffle da Apple, que escolhe as músicas aleatoriamente a partir da biblioteca musical. Agora, quando o utilizador não se consegue lembrar do nome da música ou do artista que está a ouvir, com o simples toque de um botão, o iPod shuffle diz-lhe o nome da música e do artista. O iPod shuffle pode até dizer informações sobre o estado do dispositivo, como a bateria restante. O iPod shuffle fala 14 línguas, incluindo português.
O iPod shuffle de quatro gigabytes da terceira geração está disponível desde já e em prateado e preto a um PVP recomendado de venda ao público de 75 euros.