A nova Cyber-shot HX1 da Sony marca a estreia do sensor CMOS Exmor, com uma resolução efectiva de 9,1 megapixels, originalmente desenvolvido para as câmaras digitais SLR Alpha.
A tecnologia Exmor proporciona imagens de grande qualidade com ruído reduzido, especialmente quando as fotografias são captadas com ajustes ISO elevados.
Com um poderoso zoom óptico 20x, a compacta HX1 é a companhia ideal para todos aqueles que necessitam de um desempenho fotográfico superior e de funções avançadas, sem que para isso tenham que transportar consigo uma câmara SLR digital com todas as objectivas complementares. Paralelamente ao poderoso processador de imagem BIONZ, o sensor Exmor CMOS comporta a captação de fotografias de resolução integral à velocidade máxima de dez fotogramas por segundo utilizando um obturador mecânico. Ultrapassando muitas câmaras SLR digitais de especificações profissionais, esta velocidade de disparo ultra-rápida é ideal para acompanhar acontecimentos mais rápidos e a espontaneidade de alguns momentos como festas, onde algo de imprevisível pode acontecer.
O sensor Exmor CMOS comporta dois novos modos de captação de fotos que reduzem o ruído da imagem quando se está a fotografar com pouca luz. Para captar motivos estáticos, o novo modo “Handheld Twilight” proporciona uma elevada velocidade de disparo de seis fotogramas, combinando-os para criar uma imagem única optimizada com níveis de ruído muito reduzidos. Para motivos em movimento, o modo “Anti Motion-Blur” também efectua a sobreposição de seis fotogramas para produzir uma imagem viva e composta com menos tremura.
Também potenciado pelo sensor Exmor CMOS e pelo processador BIONZ, o “Sweep Panorama” é um novo modo fotográfico indicado para paisagens. Uma estreia na Cyber-shot é a nova lente G, que foi concebida para complementar o potencial de imagem do sensor Exmor CMOS e do processador BIONZ. Também originalmente desenvolvidaa para a família de câmaras digitais SLR Sony Alpha, a lente G na Cyber-shot HX1 conjuga elementos de uma lente esférica e de uma lente ED (de dispersão ultra reduzida) para assegurar a precisão óptica. A aberração cromática mínima sob todos os parâmetros de configuração, quer se esteja a utilizar uma grande angular de 28 milímetros ou mesmo uma super tele-objectiva de 560 milímetros.
A Cyber-shot HX1 é a primeira câmara compacta da Sony com capacidade para captação de filmes HD 1080/30 e consegue registar vídeoclips repletos do detalhe da Alta Definição (HD) com som estéreo e a suavidade de 30 fotogramas por segundo. Os filmes HD e fotografias podem ser visualizados em todo o seu esplendor no televisor BRAVIA ou em qualquer televisor HD Ready (com recurso a um cabo HDMI). A função BRAVIA Sync exibe o ecrã de reprodução da câmara no ecrã do televisor, permitindo um prático controlo de slideshows das fotos, zoom, índice de imagens e outras funções com o telecomando do televisor BRAVIA.
Com a nova Cyber-shot HX1 não é necessário preocupar-se em ajustar correctamente as configurações da câmara. A função "Intelligent Scene Recognition" (Reconhecimento Inteligente de Cena) foi melhorada incorporando o modo de Obturação por Sorriso (Smile Shutter). Um novo botão rotativo "jog dial" simplifica a selecção e ajuste dos parâmetros da câmara com um simples premir e rodar do mesmo. Para uma ainda maior facilidade de utilização, a câmara está também equipada com um botão de configuração ao estilo das câmaras digitais SLR que pode ser programado para o Smile Shutter, para o ajuste do Equilíbrio dos Brancos ou funções de selecção do modo de medição.
O ecrã LCD de três polegadas inclinável da câmara oferece uma maior flexibilidade para enquadrar as fotografias confortavelmente e em qualquer posição. Graças à tecnologia Clear Photo LCD Plus, proporciona uma grande qualidade de imagem e contraste, com uma resolução de 230 mil pixels capaz de revelar os mais ínfimos detalhes.
A câmara digital compacta Cyber-shot DSC-HX1 estará disponível para venda ao público a partir do início de Maio.