A Apple apresentou o novo Mac Pro, que usa processadores Intel “Nehalem” Xeon e uma nova geração de arquitectura de sistema que oferece até duas vezes a performance do sistema anterior.
O novo Mac Pro inclui processadores Intel Xeon que correm a velocidades até 2.93 GHz, cada um com um controlador de memória integrado com três canais de memória 1.066 MHz DDR3 ECC, oferecendo até 2,4 vezes a largura de banda da memória enquanto reduz a latência de memória até 40 por cento.
Todos os Mac Pro vêm de raiz com a NVIDIA GeForce GT 120 com 512 megabytes de memória GDDR3, uma placa gráfica de alta performance com um desempenho praticamente três vezes superior quando comparado com o sistema da geração anterior. Está disponível uma ATI Radeon HD 4870 adicional para ter ainda mais performance.
Com porta Mini DisplayPort e DVI, o novo Mac Pro oferece um suporte “out-of-the-box” para o Apple LED Cinema Display de 24 polegadas, o Apple Cinema HD Display de 30 polegadas e outros “displays” com entrada DVI.
O interior actualizado oferece um acesso mais fácil a todos os componentes dentro do Mac Pro facilitando a expansão. O Mac Pro inclui quatro slots de disco rígido de ligação directa e sem fios para instalar até quatro terabytes de armazenamento interno quando usar drives de um terabyte e 7.200rpm Serial ATA. Está disponível um Mac Pro RAID opcional, que oferece uma performance até 550MB/s e permite que as quatro baías de drives internas sejam configuradas nos RAID 0, 1, 5 ou 0+1 para uma melhor performance de disco e protecção de dados redundante.
Dando continuidade à entrega da Apple a nível ambiental, os novos Mac Pro responderam e ultrapassaram os requisitos Energy Star 4.0 e posicionam-se como líderes e “early adopters” dos ainda mais exigentes requisitos Energy Star 5.0, que entrarão em vigor ainda este ano. A carcaça do Mac Pro é feita de alumínio altamente reciclável e o interior é concebido de forma a ser mais eficiente em termos de material. O Mac Pro usa componentes internos e cabos sem PVC e não contém retardadores de chama bromados. O computador atingiu o estatuto EPEAT Gold.
Todos os Mac incluem o Leopard, o sistema operativo que apresenta o Time Machine, uma forma de fazer cópias de segurança sem esforço e o iLife ’09, a suite de aplicações da Apple para gerir fotos, fazer filmes e criar e aprender a tocar música.
O novo Mac Pro está disponível a partir de 2.299 euros.