A Videoacústica apresentou ontem, dia 23 de Setembro, à imprensa a nova gama de produtos Marantz, marca da qual é representante em Portugal.
O evento ocorreu no Hotel Estoril Palace e contou com a presença de João Cunha, Managing Director da Videoacústica e Ken Ishiwata, da Marantz.
Para anunciar algumas das novidades já disponíveis pela empresa, João Cunha convidou Ken Ishiwata a viajar até Portugal, “um nome de ‘peso’, conhecido em todo o mundo e um verdadeiro embaixador da Marantz”, refere o representante nacional da marca.
Quando convidado para representar a Marantz, marca que já celebrou o seu 50.º aniversário e que conta com inúmeros prémios no seu portfólio, João Cunha afirmou que nem hesitou em responder afirmativamente. “Foi um prazer, mesmo consciente que este convite implicava muito trabalho pela frente. No entanto, a Marantz, é hoje uma marca muito conhecida no mercado português”, refere o responsável.
Ken Ishiwata fez uma pequena introdução cronológica, chegando mesmo a questionar os presentes sobre algumas datas que marcaram a história na reprodução de música, entre as quais, o aparecimento do Hi-Fi, em 1948, o nascimento da Marantz, em 1952, e, exactamente dez anos depois do surgimento do mono, a chegada do estéreo aos nossos “ouvidos”, em 1958. “De facto, tentamos trazer sempre produtos especiais para o mercado, mas nunca esquecendo a nossa história e como tudo começou”, justificando desta forma a sua abordagem histórica.
No que refere aos produtos propriamente ditos, houve ainda lugar para testar algumas das novidades em exposição. O leitor de CD CD5003, acompanhado de um amplificador integrado, o PM5003, inauguraram a demonstração, utilizando para o efeito uma banda sonora de um filme datado de 1948. Já disponível para o mercado, a um PVP recomendado de 299 euros, o CD5003 é compatível com CD, CD-R/RW, MP3 e WMA. Equipado com componentes áudio de alta qualidade, como o DAC CS4392, circuitos de áudio com HDAM-SA2, suporte para CD-Text, pitch control de +/- 12 passos e modo Audio EX, o CD5003 pode ser adquirido em Black ou Silver-gold. Por outro lado, o amplificador integrado PM5003, disponível nas mesmas cores, tem um PVP recomendado de 329 euros. Este equipamento é o primeiro na sua classe que oferece Current Feedback, uma inovação que até agora era exclusiva de modelos bastante mais caros. O PM5003 da Marantz possui uma entrada Phono MM, terminais de coluna transparentes e banhados a ouro (A/B), um cabo de corrente destacável e um novo controlo remoto.
Os equipamentos apresentados e testados abrem uma nova etapa da marca que pretende oferecer aos amantes de música som de alta qualidade e flexibilidade a um preço atractivo. De acordo com Ken Ishiwata, “todos nós temos uma música favorita e essa música transmite emoções. O nosso principal objectivo é despertar emoções nas pessoas e reproduzir música por si só não é suficiente, queremos reproduzir como o original. É preciso oferecer o melhor da vida e o melhor é qualidade e novas tecnologias. É isso que a Marantz é, é essa imagem top que quer transmitir”.
Outro equipamento que deu provas da sua performance foi o vencedor do prémio EISA 2008-2009, o SC-11S1, um amplificador estéreo Premium, equipado com HDAM SA2, transformador toroidal, Phono MM/MC, entradas e saídas XLR e RCA e controlo de volume linear. A acompanhar esta apresentação premium, estava o leitor de CD/SACD SA-11S2, compatível com CD, SACD, CD-R/RW e equipado com HDAM SA2, transformador toroidal, saídas XLR e RCA banhadas a ouro. Tratando-se de produtos premium, o preço reflecte a qualidade dos mesmos, sendo que o PVP recomendado é de 2.999 euros para o SC-11S1 e 3.499 euros para o SA-11S2.
A fechar a apresentação de ontem, uma última “novidade” ficou guardada para o próximo ano, ficando no ar apenas o nome The Pearl. Questionado sobre para quando uma nova criação KI Signature Series dos produtos Marantz, Ken Ishiwata admitiu que não quer que a sua assinatura ultrapasse a própria marca. Por isso, as edições especiais abrandaram. “Não estou envolvido na produção de todos os novos equipamentos, no entanto, o meu empenho mantém-se e continuo a ouvir e a testá-los”, afirma. Há cerca de 30 anos que Ken Ishiwata procura o melhor na reprodução de música, trabalhando incansavelmente para alcançar a perfeição e fazendo-o com “total devoção”. The Pearl será um sistema de edição limitada. Será como um presente tradicional para o 30.º aniversário de casamento e um tributo da Marantz a Ken Ishiwata que, nas últimas três décadas, dedicou a sua vida a ouvir, melhorar e depois ouvir e melhorar, outra e outra vez, em busca do som perfeito. The Pearl system, que será lançado em 2009, reflecte a qualidade de som e de aparência da Marantz e está destinado a ser um marco na história do Hi-Fi.