Os tablets deverão crescer este ano cerca de 200 por cento face a 2010, atingindo os 55,7 milhões de unidades, de acordo com as previsões da DisplaySearch.
Apesar das taxas de crescimento previsilmente virem a abrandar nos próximos anos, a quota dos tablets no mercado de PC’s portáteis, que também inclui os notebooks e os mini, irá crescer para 35 por cento em 2014, representando um total de 172,4 milhões de unidades.
“Os recentes anúncios, lançamentos e apresentações de novos produtos servirão de rampa de plataforma para o mercado e irão também contribuir para a sua segmentação”, explica Richard Shim, analista da DisplaySearch. “Esta segmentação irá traduzir-se num crescimento das vendas no curto e no longo prazo”.
A segmentação fica também demonstrada pela quantidade de dimensões de ecrã dos dispositivos lançados em 2011. A DisplaySearch espera que as categorias das sete e dez polegadas sejam as dominantes nos próximos anos.
As taxas de crescimento esperadas para os tablets tenderão a canibalizar as outras categorias de mobilidade, mas com níveis distintos de região para região. Nos mercados mais maduros esta tendência será mais notória, dada a já elevada taxa de penetração dos PC’s nos lares.
O resultado global deste crescimento dos tablets será, contudo, um crescimento da categoria dos PC’s portáteis. As vendas globais destes produtos deverão atingir dois dígitos até 2014, atingindo o seu pico este ano, com um crescimento de 30,4 por cento, caindo gradualmente para os 17,7 por cento dentro de três anos.