A Google está a desenvolver o sistema operativo Google Chrome, a extensão natural do Google Chrome, para a Internet dos dias de hoje.
O Google Chrome foi criado para as pessoas que vivem na Internet, fazem pesquisas, acedem ao e-mail, fazem compras online, lêem jornais online e mantêm contactos com os amigos. Segundo a Google, os sistemas operativos onde correm os navegadores de Internet foram desenvolvidos numa altura em que não havia Internet e, por isso, está a desenvolver o sistema operativo Google Chrome que representa a perspectiva de como deveriam ser os sistemas operativos.
O sistema operativo Google Chrome é um sistema operativo em código aberto, leve e inicialmente destinado aos netbooks. Durante este ano, será disponibilizado o seu código-fonte e prevê-se que os netbooks com o sistema cheguem ao mercado no primeiro semestre de 2010. A Google está a manter contactos com diversos parceiros e, em breve, começará a trabalhar com a comunidade de código aberto.
As principais características do sistema operativo Google Chrome são a velocidade, simplicidade e a segurança. A Google está desenvolver um sistema que seja leve e rápido e que permita iniciar e aceder à Internet em poucos segundos. O interface do utilizador será, por seu turno, mínimo e a maior parte da experiência do utilizador decorrerá na Internet.
À semelhança do que foi realizado no Google Chrome, também aqui a Google parte do zero para redesenhar completamente a arquitectura de segurança dos sistemas operativos para que os utilizadores não tenham de lidar com vírus, malware e actualizações de segurança.
O sistema operativo Google Chrome irá correr em x86, bem como chips ARM e a Google está a trabalhar com diversos fabricantes de equipamentos originais (OEM) para disponibilizar ao mercado a série de netbooks durante o próximo ano.
O Google Chrome corre dentro de um novo sistema de janelas em cima de kernel Linux. O sistema operativo está optimizado para correr navegadores e aplicações de Internet. Os programadores deixarão de ter de desenvolver aplicações para uma nova plataforma, bastando criar aplicações de Internet na linguagem de programação preferida. A própria Internet transforma-se na plataforma.
O sistema de operativo Google Chrome é, por si só, um projecto novo e separado do Android. O Android foi desenhado desde início para trabalhar numa multiplicidade de dispositivos, dos telefones, às set-top boxes e aos netbooks. O sistema operativo Google Chrome está a ser criado para as pessoas que passam a maior parte do seu tempo na Internet e desenhado para diferentes computadores, dos pequenos netbooks aos sistemas de desktop. Apesar da sobreposição do sistema de operativo Google Chrome e Android em algumas áreas, a Google acredita que a opção de escolha conduz à inovação beneficiando todos, incluindo a Google.