As notícias do mercado Electro
©2007 Revismarket

Notícias anteriores

... posteriores ...
2012-12-12 Portugueses vão oferecer menos vestuário como presente de Natal

Apesar de continuar a ser a categoria de produto mais referenciada pelos consumidores portugueses, as intenções de compra de vestuário para oferecer no Natal diminuíram em relação a 2011, de 69 para 59 por cento. Por outro lado, mantém-se a intenção de comprar brinquedos (48%) e produtos culturais (46%). Estes dados foram revelados por um estudo do Observador Cetelem que analisa as “Intenções de Compras para o Natal”.

Os vouchers de oferta foram a categoria em que a intenção de compra para presente de Natal mais aumentou em relação a 2011, de três para nove por cento.

2012-12-12 Fnac abre o seu primeiro “franchising” de proximidade

A Fnac abriu esta terça-feira, dia 11 de Dezembro, em Melun, o seu primeiro formato de proximidade em regime de “franchising”.

Com 320 metros quadrados, o ponto de venda resulta de um acordo de sete anos com uma antiga livraria independente que alarga, assim, a sua oferta ao conjunto dos produtos da Fnac, excepto a televisão.

Outras localizações, um pouco por toda a França, estão a ser estudadas pela Fnac, que espera, em 2013, abrir seis ou sete “franchisados” com menos de 1.000 metros quadrados e um ou dois com dimensão superior.

2012-12-12 Conflito entre as marcas da distribuição e as de fabricante resolvido em Bruxelas

O conflito entre as marcas de distribuição (MDD) e as de fabricante (MDF) resolve-se em Bruxelas, noticia a Alimarket Non Food. A Comissão Europeia (CE) anunciou um estudo sobre o efeito real na concorrência da utilização de MDD no sector alimentar.

Este diferendo tem longa data. Em 2011, os fabricantes de marcas de grande consumo recorreram a Bruxelas, enquanto grupo de pressão, para pedir a criação de um quadro regulador já que, alegam, os retalhistas privilegiam as suas próprias marcas nos lineares e podem estar a cair em situações de abuso de mercado.

2012-12-11 Marcas chinesas à conquista dos mercados internacionais

A GD Midea é, segundo a Euromonitor, o segundo maior fabricante mundial de electrodomésticos, apesar da presença relativamente modesta fora da China, o seu mercado doméstico, onde construiu uma posição sólida, não obstante a oposição do seu concorrente mais directo, a Haier.

Contudo, com o mercado chinês a dar mostras de abrandamento, coincidindo com o fim dos programas de subsidiação do governo, a GD Midea olha agora com atenção redobrada para o exterior, não querendo arriscar-se a ser um “player” mono-mercado. Alguns passos já foram dados, sobretudo na direcção da Índia e da América do Sul, através de “joint-ventures” na área do tratamento do ar.

A Midea partilha com a Haier o mercado de origem, onde têm disputado a liderança “taco a taco”. Mas, enquanto a Midea ainda tem pouca expressão fora da China, a Haier tem vindo a conquistar reconhecimento internacional. Em 2011, a Euromonitor elegeu-a como a primeira marca mundial de grandes domésticos e um ano antes a revista Newsweek já a tinha destacado como uma das dez empresas mais inovadoras do mundo.

Leia mais sobre a estratégia das empresas chinesas no artigo da edição impressa que agora lhe disponibilizamos online.

2012-12-11 Candy abre maior fábrica do grupo na China

O Grupo Candy abriu uma nova fábrica em Jiangmen, na província chinesa de Guangdong.

O crescimento do mercado asiático e o potencial que esta zona oferece foram factores determinantes para a escolha da localização da nova unidade. O investimento foi de 35 milhões de euros e a fábrica está preparada para produzir dois milhões de máquinas de lavar por ano.

2012-12-11 20,4% dos portugueses possui leitor MP3

Os Ninhos em Construção são o estádio no ciclo de vida que regista maior afinidade com a posse de MP3, segundo o estudo TGI da Marktest. Os Ninhos em Construção são, genericamente, jovens casados sem filhos, com idades entre os 25 e os 34 anos, maioritariamente do sexo masculino, activos, com ocupação de trabalhadores qualificados e quadros médios e superiores e que pertencem maioritariamente à classe média alta e média.

Segundo a classificação por Ciclo de Vida, 33,1 por cento dos indivíduos neste estádio possui este equipamento.

... anteriores ...
PUB