As notícias do mercado Electro
©2007 Revismarket

Notícias anteriores

... posteriores ...
2010-07-22 Grandes superfícies com possibilidade de abertura todos os dias da semana até à meia noite

As grandes superfícies vão poder estar abertas todos os dias da semana até à meia noite, caso as autarquias assim o entendam. O Conselho de Ministros acaba de aprovar na generalidade o alargamento do horário das grandes superfícies, passando estes estabelecimentos a poder funcionar todos os dias das 6 às 24 horas.

Em concreto, explicou o ministro da Economia Vieira da Silva, acaba-se “com uma situação de excepção que não se justifica” para as grandes superfícies comerciais, uma vez que em todas as unidades com menos de 2.000 metros quadrados já são as autarquias que decidem os horários. Em conferência de imprensa, o ministro explicou que, para o Governo, termina uma “excepção que não tem racionalidade ou razão de ser”. Segundo Vieira da Silva, do ponto de vista laboral, tendo em conta que o sistema de distribuição é hoje bem diferente do que era há 10 ou 20 anos, com vários segmentos da distribuição, a questão dos domingos tem impacto reduzido porque a reestruturação do emprego no sector já se fez de forma significativa.

2010-07-22 Abertura das grandes superfícies aos domingos e feriados passa a ser decidida pelas câmaras

Segundo noticia a edição desta quinta-feira do Jornal de Negócios, o Governo prepara-se para passar para as autarquias a responsabilidade de decidir sobre a abertura aos domingos e feriados das grandes superfícies, medida que poderá, inclusivamente, ser aprovada já hoje em Conselho de Ministros.

Actualmente, todas as superfícies comerciais com mais de 2.000 metros quadrados só podem abrir entre as 8 e as 13 horas nos domingos e dias feriados, entre Janeiro e Outubro. Em Novembro e Dezembro prevalecem, normalmente, os horários alargados extraordinários por causa da época natalícia. Com a passagem desta responsabilidade para as câmaras municipais, fica ao critério do poder local o horário de abertura, quem abre e durante quanto tempo.

2010-07-22 Analistas consideram abertura das grandes superfícies aos domingos positiva para a Sonae e neutral para a Jerónimo Martins

Os analistas contactos pelo Jornal de Negócios consideram que a transferência da decisão sobre a abertura das grandes superfícies aos domingos e feriados é "potencialmente positiva" para a Sonae e "neutral" para a Jerónimo Martins.

Os analistas do BPI dizem que, a ser apresentada e implementada , esta proposta poderá reflectir-se num crescimento de um a dois por cento das vendas no retalho de alimentação do Continente, dependendo “de como as receitas dos supermercados Modelo sofrem com o facto de os hipermercados estarem abertos aos domingos e feriados”.

2010-07-22 Saldos na PIXmania dão desconto até 50%

A PIXmania apresenta Super Saldos até 50 por cento, entre 15 de Julho e 15 de Setembro.

Os bons preços estão disponíveis em todos os departamentos da PIXmania, como High-Tech, Informática, Electrodomésticos, Imagem e Som, Crianças, Casa & Jardim, Jogos e Brinquedos, entre outros.

2010-07-22 Sonae já distinguiu 1.000 colaboradores que participaram na iniciativa Novas Oportunidades

Desde que aderiu ao Programa Novas Oportunidades, em Julho 2008, a Sonae viu já serem certificadas as competências de cerca de mil dos seus colaboradores.

O projecto Valorizar Percursos, designação dada à implementação das Novas Oportunidades na Sonae, envolve já mais de 3.800 colaboradores no âmbito nacional, permitindo melhorar as qualificações dos colaboradores das áreas de retalho alimentar, retalho especializado, estruturas centrais e logística da Sonae.

2010-07-22 Níveis de insolvências judiciais crescem 6,9% no 2.º trimestre mas sector dos electrodomésticos melhora

No segundo trimestre, Portugal registou 1.565 novos processos de insolvência, número que representa um aumento de 6,9 por cento relativamente aos valores registados no primeiro trimestre. Esta é uma das conclusões analisadas pelo Departamento de Gestão de Risco da Crédito y Caución, que acompanha de perto os processos de insolvência publicados no Diário da República.

O aumento significativo dos níveis de insolvência empresarial teve início no primeiro trimestre de 2009, chegando a superar um milhar de processos trimestrais. Em 2008, o total anual de processos tinha sido de cerca de 500. Após seis trimestres consecutivos de crescimento gradual, os números referentes ao último trimestre mostram, pela primeira vez, a concentração de mais de 1.500 processos em apenas três meses.

... anteriores ...
PUB