As notícias do mercado Electro
©2007 Revismarket

Notícias anteriores

... posteriores ...
2010-04-01 Famílias portuguesas vão ter menos dinheiro para gastar

O Banco de Portugal (BdP) reviu esta terça-feira, dia 30 de Março, em baixa o crescimento económico, investimento e consumo privado, que deverá registar uma forte desaceleração ao longo de 2010 e um baixo crescimento em 2011.

O banco central antecipa assim uma queda do rendimento disponível das famílias portugueses, que terão menos dinheiro para gastar até 2011.

Além das condições de mercado, o Banco de Portugal (BdP) chama a atenção para outras restrições orçamentais, como o congelamento dos salários, o aumento gradual das despesas com juros e as medidas introduzidas pelo Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), com o aumento dos impostos directos.

2010-04-01 Europeus encaram low-cost sem preconceitos

Por toda a Europa, o low-cost beneficia de uma imagem positiva. Segundo o Observador Cetelem, 69 por cento dos consumidores europeus associam o conceito low-cost a produtos sem superficialidade, que respondem a necessidades fundamentais.

Dos inquiridos, 60 por cento não hesitam em revelar que esta é uma opção de compra que corresponde a aquisição de produtos com um custo mais reduzido, o qual é revelador do nível de serviços prestados. Para a maioria dos consumidores (65%), trata-se de uma escolha astuta e de um comportamento de consumo inteligente para fazer poupanças.

2010-04-01 Salários do comércio aumentados em mais de 3%

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) chegou esta quarta-feira, dia 31 de Março, a acordo com a FEPCES e outros sindicatos representativos do comércio, num valor de actualização médio salarial de 3,1 por cento para a tabela A (Lisboa, Porto e Setúbal) e de 3,6 por cento para a tabela B (restantes distritos), para o ano de 2010.

O acordo integra ainda duas novas cláusulas sobre a contratação a termo, através das quais a abertura de novas lojas será considerada razão objectiva e justificativa da contratação a termo de trabalhadores.

2010-03-31 “Portugueses pagam 2.500 milhões para terem lojas fechadas ao domingo”

Se as grandes superfícies não estivessem inibidas de abrir aos domingos e feriados à tarde, o Produto Interno Bruto Português (PIB) beneficiaria, num horizonte de dez anos, de 2.500 milhões de euros. “São, portanto, 2.500 milhões de euros que os portugueses pagam para ter as lojas fechadas”, argumentou Luís Vicente Dias, presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), esta terça-feira, dia 30 de Março, na apresentação do 1.º Barómetro de Vendas 2009 da APED.

Apoiando-se nos resultados de um estudo efectuado pela Roland Berger para a associação, Luís Vicente Dias avançou que a abertura das grandes superfícies ao domingo e feriados de tarde significaria a criação de cerca de cinco mil novos postos de trabalho directos e indirectos só no primeiro ano.

2010-03-31 Portugueses revelam tendências de poupança

Após dois anos de moral em baixo, os europeus parecem até dispostos a acreditar na retoma que os governos europeus lhes prometem para 2010. Segundo os dados d’ O Observador Cetelem, embora a nota esteja efectivamente em baixa relativamente ao ano anterior (4,2 versus 4,3), verificou-se apenas a descida de uma décima.

Analisando o moral dos europeus nos últimos dois anos, são os portugueses que se destacam positivamente, revelando um maior crescimento do positivismo em relação aos outros países. Este ano, revela-se mais vontade de poupar que consumir, dado que o consumo irracional e desmedido começa a dar lugar a um outro baseado na racionalização de despesas, de modo a compatibilizar os desejos de bem-estar com as restrições aos orçamentos familiares.

2010-03-31 Empresas do Grupo Liscic/Listopsis distinguidas com certificação PME Líder

As empresas do Grupo Liscic/Listopsis, especializado na distribuição e comercialização de equipamentos, soluções e serviços de informática e imagem destinados ao mercado empresarial, receberam a distinção PME Líder pelo IAPMEI.

O estatuto PME Líder tem como objectivo distinguir as empresas com melhores desempenhos e perfis de risco e tanto a Liscic como a Listopsis, pelo segundo ano consecutivo, recebem este prémio que aposta em factores de diferenciação que induzam inovação e crescimento para o negócio.

... anteriores ...
PUB